Pele de Boneca!!!

18 Mar

A pele é como a a capa de um livro. Você gostaria de ler um livro com uma capa pouco interessante e mal tratada? Pois eu não! Uma pele saudável vem com muito esforço. Uma alimentação balanceada que forneça os nutrientes necessários, vitaminas, sais minerais, fibras alimentares e água.Procure evitar o consumo excessivo de gorduras e ingerir bastante frutas e vegetais, pois são fonte rica de fibras, vitaminas e minerais. Além disso, frutas e vegetais contêm fitoquímicos, os quais são fortes antioxidantes que anulam a ação dos radicais livres que danificam as células do corpo. Procure incluir em sua dieta em torno de quatro porções de frutas e três porções de vegetais diariamente. Vale também tomar bastante água no mínimo 2 litros por dia ( sua pele agradecera!).

Limpeza, Tonificação e Hidratação Boneca!

Oleosa: Procure não lavar o rosto mais que duas vezes ao dia, e sempre com água fria, para não estimular a produção de sebo.“É importante usar sempre sabonetes neutros ou formulados especialmente para sua pele, com bactericista e anti-sépticos”, aconselha a dermatologista Denise. As loções tônicas devem ser aplicadas para retirar os resíduos e o óleo que não foram totalmente removidos na etapa anterior, além de equilibrar o pH.  Mentol, ácido salicílico e resorcina são princípios ativos utilizados em tônicos para esse tipo de pele.Na hora da hidratação procure usar produtos em gel, fluido, loção ou sérum, sem óleo em sua formulação. “Produtos com ácidos na formulação podem ser indicados por um dermatologista para ajudar a controlar a oleosidade”, diz.

Para a dermatologista, pós-faciais e compactos ressecam a pele e obstruem os poros. Evite. “Bases densas podem obstruir os poros, acentuando a oleosidade e causando até acne”, afirma.

Seca: A pele seca requer o máximo de cuidado para não exacerbar a sua condição. Por isso, é aconselhado usar tenso ativos suaves, comuns nos leites ou loções de limpeza que, além de limpar, têm a função de hidratar. Sabonetes convencionais e loções alcoólicas devem ser evitados na pele seca.

As loções tônicas para pele seca em geral contêm ativos hidratantes como PCA-Na, hialuronato de sódio ou alantoína.

Para a hidratação, formulações diferentes podem ser usadas de acordo com a hora do dia, como cremes suaves pela manhã e emolientes mais pesados à noite. Os emolientes formam uma camada oleosa sobre a pele, promovendo a retenção de água e prevenindo a penetração de irritantes a alérgenos. Para a fotoproteção da pele oleosa, pode-se optar por emulsões cremosas. Uma esfoliação leve, uma vez por semana, com um agente abrasivo suave, otimiza a absorção dos hidratantes. No entanto, deve-se observar com atenção como será a reação da pele para evitar uma aumento do ressecamento e reações de sensibilização.

Normal:

As recomendações para os cuidados com a pele normal são baseadas nos princípios da moderação. A limpeza diária deve ser feita com um agente suave, de preferência livre de sabão. Os tônicos para pele normal devem conter baixas concentrações de álcool, além de ativos calmantes e adstringentes.

Um hidratante leve deve ser usado para auxiliar na manutenção do equilíbrio fisiológico da pele, protegendo-a principalmente dos fatores climáticos. O fotoprotetor pode ser formulado em creme de textura leve. A esfoliação pode ser feita de uma a duas vezes por semana.

Mista: A pele mista é considerada variante da pele oleosa. Áreas mais oleosas são encontradas na testa, nariz e queixo. O restante da face pode apresentar pele seca ou normal.
Os cuidados de higiene devem considerar as diferentes zonas da face e os produtos mais indicados são os que agem seletivamente. A limpeza requer um sabonete líquido suave ou uma loção de limpeza.

O tônico deve ter baixo teor alcoólico. Os hidratantes mais adequados para a pele mista são os que tratam a área lateral do rosto sem deixar a zona ´T´ ainda mais oleosa. É indicado um hidratante de textura leve e não-comedogênico (em geral esses produtos contêm ceramidas ou ácido hialurônico). Os fotoprotetores indicados para a pele mista utilizam em sua fórmulas veículos livres de óleo ou em gel-creme.

Caso seja necessária uma esfoliação, ela deve ser leve e priorizando a zona ´T´. Pode ser feita semanalmente.

E pra terminar com chave de ouro fazendo exercícios você soa, limpando os poros MAS não se esquece de fazer uma limpeza profunda 1 vez por semana pra que sejam eliminadas essas impurezas e não se acumulem! Ok?

Beijinhos Rafa !

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: